sábado, 20 de junho de 2009

Stella Awards


Para animar o estudo de Processo Penal...


Os Stella Awards são prémios conferidos anualmente aos casos mais bizarros de processos judiciais nos Estados Unidos. Têm este nome em homenagem a Stella Liebeck, que derramou café quente no colo e processou, com sucesso, a McDonald's, recebendo quase 3 milhões de dólares de indemnização... Desde então, os Stella Awards existem como instituição independente, publicando e "premiando" os casos de maior abuso do sistema judicial norte-americano.


Este ano, os vencedores foram:

5º lugar (empatado):

Kathleen Robertson, de Austin, Texas, recebeu 780.000 dólares de indemnização de uma loja de móveis, por ter partido o tornozelo ao tropeçar numa criancinha que corria na loja.
A criança descontrolada era o próprio filho da sra Robertson...

Terrence Dickinson, de Bristol, Pensilvânia, estava sair pela garagem de uma casa que acabara de assaltar. Não conseguiu abrir a porta da garagem, porque o sistema automático tinha um defeito. Não conseguiu entrar de novo na casa, porque a porta já se tinha fechado por dentro. A família estava de férias e o sr.Dickinson ficou trancado na garagem durante 8 dias, comendo apenas ração para cães. Processou o proprietário da casa, alegando que a situação lhe causou profunda angústia mental. Recebeu 500.000 dólares de indemnização.


4º lugar:

Jerry Williams, de Little Rock, Arkansas, foi indemnizado com 14500 dólares, mais despesas médicas, depois de ter sido mordido pelo beagle do vizinho. O cão estava preso, do outro lado da cerca, mas ainda assim reagiu com violência quando o sr. Williams pulou a cerca e disparou repetidamente contra ele, com uma pressão de ar... :0


3º lugar:

Um restaurante de Filadélfia foi condenado a pagar 113.500 dólares a Amber Carson, de Lancaster, Pensilvânia, por ela ter escorregado e fracturado o cóccix. O chão estava molhado porque, segundos antes, a própria Amber Carson tinha atirado um copo de refrigerante contra o namorado, durante uma discussão.


2º lugar:

Kara Walton, de Claymont, Delaware, processou o proprietário de uma casa de diversão nocturna por ter caído da janela da casa de banho, partindo os dois dentes da frente, quando tentava escapar do bar sem pagar a despesa de 3,50 dólares. Recebeu 12000 dólares de indemnização, mais despesas dentárias...


E o grande vencedor:

O grande vencedor do ano foi o sr. Merv Grazinski, de Oklahoma City, Oklahoma. O sr. Grazinski tinha acabado de comprar um Chrysler Motorhome Winnebago automático e regressava sozinho dum jogo de futebol. Na estrada, activou o "cruise control" do carro para 100 km/h, abandonou o banco do motorista e foi para a traseira do veículo preparar um café. Como era de esperar, o veículo despistou-se, bateu e capotou. O sr.Grazinski processou a Chrysler por não explicar no manual que o "cruise control" não permitia que o motorista abandonasse o volante. O júri concedeu-lhe a indemnização de 1.750.000 dólares, mais um Chrysler novo do mesmo modelo. A construtora mudou todos os manuais de proprietário a partir deste processo, para se acautelar contra qualquer outra pessoa criativa que decida comprar um Chrysler x)

1 comentário:

Hélène disse...

Oh M E U D E U S !