domingo, 1 de novembro de 2009

Terra À Terra - Projecto de Compostagem Caseira


O Terra-à-Terra é um projecto que visa promover a redução dos resíduos orgânicos ao nível das habitações da área de intervenção da Lipor.


Os Municípios associados da Lipor (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) contribuem com mais de 500.000 ton/ano de resíduos sólidos urbanos que precisam de recolha, transporte, tratamento e deposição. Todo este processo tem custos económicos e ambientais consideráveis.
Cerca de 40% dos resíduos produzidos são resíduos orgânicos, que podem em parte ser valorizados através da compostagem caseira, facilmente praticada nas habitações, tendo igualmente como benefícios o exercício físico, o contacto com a natureza, a melhoria dos solos e claro, um ambiente melhor.
Com este projecto pretende-se fomentar na área de intervenção da Lipor a prevenção dos resíduos orgânicos recolhidos e tratados de forma centralizada, reduzindo assim, o impacte ambiental associado ao processo e melhorando a qualidade de vida da população afectada.
Estima-se que o processo de compostagem caseira permita uma redução em mais de 300Kg/ano por compostor, pelo que com os 10.000 compostores teremos um potencial de redução de 3.000 ton de resíduos orgânicos. O seu desvio da valorização energética e aproveitamento na compostagem permitirá evitar a emissão de 528 tonCO2 por ano.

Para aderir ao projecto e receber gratuitamente um compostor, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, ter idade superior a 18 anos e residir em habitação permanente com jardim na área da Lipor ou a Instituição ter jardim e localizar-se na área da Lipor. Após frequentar gratuitamente uma Acção de Compostagem de 3 horas, receberão um compostor. As visitas realizadas ao longo do ano de compromisso permitem avaliar o projecto e apoiar os participantes.

O projecto é dinamizado pela Lipor em parceria com os seus Municípios Associados e não tem custos para os participantes.

O regulamento, a ficha de inscrição e as demais informações podem ser consultados no site da Horta da Formiga.


Tenho mesmo pena que a minha casa já pertença ao município de Vila Nova de Gaia :(

Sem comentários: